Com aulas sobre gestão de resíduos, eficiência energética e uso de alimentos brasileiros de origem, as capacitações dos cursos ASG são oportunidades para negócios reduzirem custos e serem mais sustentáveis.
Aumentar a competitividade, reduzir desperdícios e ter equipes bem treinadas são elementos essenciais para o sucesso de qualquer negócio. Com o objetivo de impulsionar a produtividade de bares e restaurantes, a Abrasel, em colaboração com o Sebrae, lançou este ano uma série de aulas gratuitas e online para qualificar empreendedores e gestores do setor de alimentação fora do lar, proporcionando capacitação para milhares de profissionais.
Desde o lançamento, feito em fevereiro deste ano, as aulas têm colhido bons resultados. Mais de 5.500 empreendedores já foram qualificados, fortalecendo a produtividade e a sustentabilidade do setor de bares e restaurantes no Brasil. A iniciativa tem sido essencial para pequenos e médios negócios que buscam aprimorar seus conhecimentos e práticas de gestão.
A qualificação é composta por três cursos, incluindo vídeos de curta duração, complementados por e-books para quem desejar se aprofundar nos temas. Ao final de cada curso, o participante recebe um certificado de conclusão. Os conteúdos estão disponíveis no site Conexão Abrasel e os interessados devem se cadastrar utilizando um número de CNPJ.
Leia também: Finanças sustentáveis nos negócios de alimentação e a relação com ESG
Práticas sustentáveis se tornam aliadas dos negócios
No restaurante Tia Zarica, localizado em Belo Horizonte (MG), as práticas de sustentabilidade já se tornaram parte do negócio. Atualmente, o estabelecimento conta com ações de reaproveitamento da água da chuva, separação de resíduos, reaproveitamento do óleo de cozinha, utilização de placas fotovoltaicas próprias como única fonte de energia, horta orgânica, entre outros.
As estratégias sustentáveis, para além de contribuírem com a preservação do meio ambiente, também representam um ganho financeiro para o restaurante e para os clientes, que passam a ser impactados pela redução dos preços. Para Luiza Campos, líder de ASG da Abrasel, os cursos oferecidos pela Abrasel e Sebrae surgem como uma oportunidade para que os gestores aprendam e implementem práticas sustentáveis em seus negócios, gerando benefícios ambientais e econômicos.
Investir em sustentabilidade não é só uma tendência, é uma necessidade. Nossos cursos capacitam os empreendedores para que eles transformem boas intenções em ações práticas, que não só protegem o meio ambiente, mas também reduzem custos e aumentam a competitividade, ressalta Luiza.
Eficiência energética, gestão de resíduos e alimentos de origem
Ao todo, a qualificação contará com sete cursos, oferecendo uma metodologia de ensino dinâmica e focada na aplicação prática dos conhecimentos no dia a dia dos bares e restaurantes. Até o momento, três capacitações já estão disponíveis. A primeira delas fala sobre eficiência energética e traz dicas práticas sobre como otimizar processos e reduzir custos a partir do controle do consumo, geração e emissão de energia.
O segundo curso é sobre gestão de resíduos, no qual os empreendedores aprendem sobre como combater o desperdício e dar uma destinação mais sustentável ao que é gerado no estabelecimento. Por fim, o terceiro curso trata sobre alimentos de origem, com foco no aumento do tíquete médio e ganho de competitividade a partir do investimento em alimentos de produtores locais.
Para assistirem às capacitações, os interessados devem acessar a plataforma Conexão Abrasel e realizar suas inscrições utilizando o número CNPJ. Os gestores que concluírem a participação em cada curso receberão certificados assinados pela Abrasel e Sebrae.