Estudo exclusivo da Abrasel mostra que bares e restaurantes abraçam a era digital e reforçam sua presença nas redes sociais na gestão.
O aumento da produtividade e eficiência, através da utilização de softwares e ferramentas digitais, desempenhou um papel fundamental na sobrevivência das empresas durante a pandemia. Como resultado, os bares e restaurantes se tornaram muito mais conectados.
Tanto em suas operações diárias quanto em suas estratégias de marketing, conforme evidenciado por uma pesquisa realizada pela Abrasel, que entrevistou mais de 1500 empresários de todo o Brasil.
Os dias em que notas manuscritas e cadernos de fiado eram suficientes, ficaram no passado. Com a adoção de abordagens digitais, muitos estabelecimentos passaram a oferecer serviços de entrega e aprimoraram, ou até mesmo lançaram, suas presenças nas redes sociais. Além disso, a gestão dos negócios passou por uma transformação.
Com um aumento notável na adoção de softwares para controlar transações financeiras, compras e pagamentos.
De acordo com a pesquisa, 83% dos estabelecimentos atualmente utilizam algum tipo de software para monitorar as vendas. Enquanto 75% empregam ferramentas para o controle financeiro. E 67% adotam soluções para serviços de entrega. No entanto, ainda há espaço para crescimento em áreas como o gerenciamento de reservas, questões legais e segurança alimentar.
Esses resultados destacam a capacidade de adaptação e o desejo contínuo de inovação no setor de bares e restaurantes, que tem se reinventado. A digitalização se tornou uma aliada essencial para melhorar a eficiência operacional. Alcançar novos públicos e fortalecer o relacionamento com os clientes”, afirma Daniel Borges, líder de marketing da Abrasel.
Quase a totalidade dos estabelecimentos (99%) mantém presença em, pelo menos, uma plataforma de rede social para fins de marketing. E comunicação com os clientes. As plataformas mais utilizadas são Instagram, WhatsApp e Facebook, nessa ordem. Além disso, 35% dos estabelecimentos possuem seus próprios sites.
No entanto, apenas 69% dos estabelecimentos têm o hábito de monitorar e responder de forma personalizada às avaliações nas redes sociais. O uso do e-mail ainda é bastante comum, com 34% dos estabelecimentos o utilizando como meio de comunicação.