O maior evento do setor de alimentação fora do lar aconteceu na última semana entre os dias 11 à 14 de Junho no Expo Center Norte e reuniu especialistas e donos de restaurantes de todo Brasil.
A Cayena estreou a sua participação como expositora na Fispal Food Service, com um estande moderno e inovador. A empresa também distribuiu brindes e cupons de descontos exclusivos para clientes no evento. Além de trazer de forma consolidada a proposta de valor da empresa: Facilitar e otimizar as transações B2B no setor alimentício.
O Estande contou com tela do Cayena App – O aplicativo de compra de insumos mais utilizado pelos negócios de alimentação.
A Cayena se tornou o maior marketplace de ingredientes do Brasil, mas isso não é merito nosso. Tudo o que construímos foi graças aos nossos grandes parceiros, sejam eles restaurantes, mercados, representantes, distribuidores ou indústrias – o nosso papel foi apenas criar um ambiente que os aproxime e torne simples fechar negócios. Nesse sentido, dividimos os mesmos valores da Fispal, que nos proporcionou um ambiente único e próspero para nos aproximar de todos os nossos parceiros atuais e futuros. Gabriel Sendacz – Co-Fundador e diretor comercial na Cayena
Foi um grande privilégio a Cayena ser expositora na maior feira do setor de food service, estar no evento garantiu grande visibilidade para a nossa marca. Conseguimos nos conectar diretamente com diversos líderes e empreendedores do setor, mostrando como a nossa solução pode impactar os negócios com praticidade e tecnologia. O evento permitiu criarmos conexões com pessoas que ainda não conheciam a Cayena e coletar feedbacks valiosos de clientes e parceiros atuais, Franciele Garcia – Diretora de Marketing e Growth na Cayena
Leia também: Inovação e tecnologia são apresentadas no 1° dia de evento da Fispal
As atrações não pararam nos estandes, durante os 4 dias do evento, as principais atrações foram marcadas pela presença de 22 especialistas da área de alimentação fora do lar, que ministraram workshops práticos e palestras sobre negócios e oportunidades do setor.
A feira contou com aproximadamente 56.838 mil visitantes e 1.800 marcas expositoras. O objetivo foi mostrar as tendências emergentes do setor com iniciativas sustentáveis e inclusão social. Além dos processos inteligentes e o uso de IA que podem reduzir custos nos negócios de alimentação.
Um dos maiores nomes da gastronomia brasileira, Alex Atala esteve presente no terceiro dia de evento e compartilhou dicas e estratégias que podem impulsionar micro e pequenos empresários do setor de Food service. Também estiveram presentes na Fispal Food Service os chefs Henrique fogaça e Érick jacquin, jurados do Masterchef Brasil.
Um painel exclusivo também foi montado e denominado como Lounge dos embaixadores da Fispal Food Service 2024. Este ano o time foi composto por especialistas das mais diferentes áreas da alimentação fora do lar e foi pensado para gerar conexão entre os palestrantes e o público do evento.
“O Lounge dos Embaixadores foi formado por profissionais que atuam no dia-a-dia operacional dos participantes, o que eleva a qualidade da interação e dos conteúdos das palestras. Além disso, o local serve para acolher bate-papos e atendimentos fora da grade das palestras” conta Luis Fernando Nardi, fundador da Assertiva Food Service e embaixador da Fispal.
Conheça especialistas que ministraram no Lounge dos embaixadores e os respectivos temas:
-
Jean Pontara, com o tema: Como se tornar um especialista em vendas para o Food Service
“Desde a pandemia, o setor de fornecedores da alimentação fora de lar está com muita dificuldade em formar equipes de vendas de especialistas. Em dois estudos que desenvolvemos no escritório, identificamos 10 competências essenciais para ser um grande vendedor deste mercado, que apresento nesta palestra”, conta Jean Pontara, Especialista em Negócios nos Mercados Foodservice e Marcas Próprias e fundador da J.Pontara.
A palestra foi voltada para quem atua vendendo para o setor de food service – gerente, supervisor, vendedor de alimentos, representante comercial entre outros.
Leia também: Tendências no setor de alimentos – Oportunidade para vendedores
-
Luis Fernando Nardi, com o tema: Os desafios em formatar uma rede de franquia de sucesso
“Os desafios vão muito além do mapeamento de processos e da implementação de cultura. Durante a palestra, falamos também sobre fichas técnicas, controle de CMV real para a rede de franquia, monitoramento de DRE, distribuição de insumos, marketing e todos os assuntos relevantes para uma rede de franquia de sucesso”, diz Luis Fernando Nardi, fundador da Assertiva Food Service.
-
Marco Amatti, com o tema: Consultoria e ética nos negócios de alimentação fora do lar: FCSI
“Eu sou diretor da MAPA Assessoria, uma empresa que atua há mais de 20 anos no mercado na área de alimentação fora do lar. A partir desse ano, sou embaixador da fispal, o que muito me orgulha, já que esse ano a Fispal faz 40 anos e é simplesmente o principal ponto de encontro de todos aqueles que trabalham e gostam do food service. Sou membro do FCSI (Foodservice Consultants Society International), a maior união de consultores que existe no mundo”, conta Marco Amatti, diretor da MAPA Negócios de Alimentação Fora do Lar, químico e administrador de restaurantes.
Também Fizeram parte do time de embaixadores Fispal Food Service:
- Rogério Shimura – Diretor Levain Escola de Panificação
- Rodrigo Oliveira – Proprietário Restaurante Mocotó
- Marcelo Politi – Marcelo Politi – Fundador e CVO da Politi Academy
- Ronaldo Ayres – Senhor Pizza Centro Tecnológico de Pizzas e Massas CTP
- Joana Kamil – NutriChef e Empreendedora Produtos Joana Kamil & Nova Comida
- Jean Carlos Albano – Empresário e Proprietário Kavos confeitaria
- Marcelo Marani – CEO Portal Donos de Restaurantes
- Marcia Garbin – Chef Gelatiere Gelato Boutique
- Matheus Lessa – CEO Domine seu Restaurante
- Ricardo Daudt – Chef Ricardo Daudt Confeitaria
- Roberto Ravioli – Chef executivo
- André Aquino – Chef Consultor e Professor de Administração e Marketing
- Vanessa Huguinin – Fundadora Food-se
- Chef Fabiano – Chef consultor Masterchef Pizzaiolo Consultoria e Treinamento LTDA
- Chef Marcelo Dutchello – Chef consultor Masterchef Pizzaiolo Consultoria e Treinamento LTDA
- Chef Lino – Chef Cantina Bella Itália
- Chef Clau – Um Autista na Cozinha
- Chef Cassio Prados – Cássio Prados Soluções Gastronômicas
- Sabrina Boff – Culinarista Cacaufoods e Coordenadora do Chefs Brasil
Uma das tendências apresentadas ao longo dos 4 dias de eventos foi a adoção de processos inteligentes na cozinha que podem reduzir os gastos nos negócios e aumentar a qualidade dos alimentos.
Conheça Gláucia Fernandes, nutricionista que apresentou a tendência no evento
Gláucia Fernandes, uma nutricionista veterana com quase duas décadas de experiência, discutiu as inúmeras vantagens de implementar processos inteligentes na cozinha durante seu discurso na Arena Gestão e Saber na Fispal Food Service. Ela enfatizou que a padronização, a otimização da força de trabalho, a flexibilidade dos horários de produção e a capacidade aprimorada de lidar com grandes volumes são características exclusivas que destacam as cozinhas inteligentes.
Conforme Fernandes explicou, os sistemas inteligentes trazem o conhecimento completo de uma fábrica para a cozinha. Isso inclui a clareza sobre os horários, a quantidade de alimentos, os equipamentos necessários e quem estará encarregado da produção de cada item, tudo para evitar contratempos. A padronização, a otimização da força de trabalho, a flexibilidade dos horários de produção e a capacidade aprimorada de lidar com grandes volumes são alguns dos benefícios que tornam as cozinhas inteligentes cada vez mais desejáveis.
Dentre os processos inteligentes que têm ganhado popularidade, estão o cook and chill, o cook and freeze e o sous vide. O cook and chill envolve o cozimento dos alimentos e então o resfriamento instantâneo usando equipamentos especializados, o que permite que os alimentos sejam armazenados a temperaturas entre 0°C e 3°C por até cinco dias. O método cook and freeze compreende o resfriamento, a porção, o congelamento, o armazenamento e o transporte dos alimentos antes de serem servidos. O sous vide, é uma técnica francesa que envolve o uso de vácuo, é notável pelo controle preciso da temperatura e textura dos alimentos.
Fernandes destaca a importância do planejamento na implementação desses processos. Ela enfatizou que muitos processos falham por falta de um local de armazenamento adequado.
“A implementação desses processos exige etapas. A melhor abordagem é começar do zero, mas entendemos que nem sempre isso é possível”, concluiu Gláucia.
O maior evento de food service da américa do Sul também contou com marcas e distribuidoras de alimentos do mundo inteiro. O espaço de alimentos e bebidas foi o mais procurado pelos visitantes, que encontraram soluções tecnológicas e sabores brasileiros para incrementarem em seus cardápios.
Abaixo algumas das grandes marcas atacadistas que foram expositoras do evento:
- Polpanorte
Empresa familiar do Paraná com 29 anos no mercado, que foi à Fispal Food Service para divulgar seus diversos produtos, entre eles polpas de frutas, cremes, sorvetes e açaí, todos congelados. Sérgio Pereira, Supervisor de Vendas em São Paulo, enxerga no evento uma excelente oportunidade de contatos, networking e pesquisa de mercado.
“É fundamental estar aqui e poder mostrar ao público todos os nossos produtos. Já estamos em São Paulo e pretendemos expandir nossa atuação cada vez mais”, comenta Sérgio.
- Grupo Damezza
Há 70 anos no mercado, o grupo Damezza apresentou seus produtos na Fispal, entre eles estão cestinhas e casquinhas para sorvetes, rolinhos de wafer, e biscoitos doces e salgados.
Bruno Rodrigues, Gerente Comercial, afirmou que tem recebido muitos clientes no evento. “Estamos aqui pela segunda vez, e o público é bastante qualificado. Diversos dos contatos que fizemos aqui representam um bom potencial de negócios”, disse Bruno.
- Pesh
Oferece uma solução prática para o serviço de bebidas, tornando-se um parceiro essencial para quem trabalha com bebidas. Com um sistema inovador, bares, cafeterias, lanchonetes e restaurantes podem gaseificar suas próprias bebidas de forma prática, econômica e lucrativa.
- PMG
Representante de mais de 200 empresas no Brasil, a PMG tem uma ampla cobertura em todo o estado de São Paulo, e por isso, os associados aproveitam para expandir seus negócios, atraindo visitantes de todo o país durante os eventos.
“Em outras feiras de varejo de grande escala, não notamos uma participação tão robusta de outros estados como aqui. Pela primeira vez, conseguimos um espaço com a PMG para apresentar nossas soluções, e está sendo um sucesso”, relata Bráulio Caccavo, gerente comercial da Quatá Alimentos.
A PMG é uma das empresas que estão entre os fornecedores da Cayena, juntamente com a Apetito Foods, Baron alimentos e Big alimentos que estiveram juntos no estande. Na plataforma da Cayena, você encontra +100 fornecedores qualificados com os produtos das categorias mais vendidas entre os negócios de alimentação.
O uso da tecnologia na escolha de fornecedores
A tecnologia pode ser uma grande aliada na busca pelos melhores fornecedores e aplicativos de compras de insumos como a Cayena, que atua como um marketplace B2B eficiente e confiável para o setor de food service, permite que negócios como padarias, mercearias, pizzarias e restaurantes, encontrem diversos fornecedores confiáveis de maneira rápida, além de realizar transações de pedidos de forma ágil e eficiente.
O uso de marketplaces B2B de alimentos e a adoção de tecnologia e critérios de qualidade são estratégias fundamentais para garantir um fornecimento contínuo e de qualidade para seu estabelecimento. Lembre-se, a escolha dos melhores fornecedores de insumos pode fazer uma grande diferença no sucesso do seu negócio.
Quer encontrar os melhores fornecedores do Brasil e abastecer o estoque do seu negócio em 5 minutos? Baixe agora o Cayena App!